Projeto 'Casa dO amanhecer' na Colômbia
Representada por Imika Tariru Bary Vera Kuary Baru,
da nação TUBÚ HɄMMɄRIMASA
em apoio à associação Suary.
A Vari Vena apóia a SUARY, uma associação bioética, social e cultural com sede em Cali, Colômbia.
A SUARY tem como objetivo materializar a “Casa do Amanhecer”, uma proposta orientada pelo líder Imika Tariru da nação TUBÚ HɄMMɄRIMASA.
O SUARY se propõe a salvaguardar e transmitir os conhecimentos ancestrais ainda vivos e oferece várias soluções para a reconstrução de uma sociedade baseada na cosmovisão da nação TUBÚ HɄMMɄRIMASA.
Essa proposta foi elaborada pela associação Suary.
A Nação Indígena TUBɄ HɄMMɄRIMASSÃ
A nação TUBÚ HɄMMɄRIMASA, “os filhos do tempo e do espaço”, faz parte de um grupo étnico localizado no departamento de Vaupés, na Colômbia, na fronteira com o Brasil, entre os rios Apaporis e Rio Negro. O território está localizado a cerca de 660 km a sudeste da capital da Colômbia, Bogotá.
A nação indígena TUBɄ HɄMMɄRIMASSÃ – Filhos do Tempo e do Espaço preserva o patrimônio e o conhecimento dos jaguares Yurupary, um sistema cultural altamente sofisticado que faz parte do patrimônio intangível da humanidade.
A nação se originou no departamento de Vaupés (Amazônia colombiana), entre o rio Apaporis e o rio Negro, na fronteira leste da Colômbia com o Brasil. O território está localizado a cerca de 660 km a sudeste da capital da Colômbia, Bogotá.
A Nação TUBɄ HɄMMɄRIMASSÃ reflete sobre as histórias da sociedade e a transmissão do conhecimento que a sustenta. Eles são confrontados com uma sociedade fragmentada e individualista, “desunida e nostálgica”, que não respeita as diferenças. Em meio a esse choque cultural, eles se perguntam: Como podemos completar essa sociedade usando nossas histórias de cura, nossa cosmovisão e nosso conhecimento ancestral?
Precisamos urgentemente lançar o TOA TORÉ – o chamado – ao Novo Povo que, sem ser indígena, ousa ouvir, interiorizar, caminhar e apoiar a materialização da história de cura do DIRÖAMASSÃ, o povo do amanhecer.
Foi assim que nasceu a proposta do SUARY, convocando todos aqueles que querem receber o patrimônio da Nação TUBɄ HɄMMɄRIMASSÃ.
o projeto
Adquirir terras e construir o Warivy – a Casa Grande do Amanhecer, o lugar onde todos pertencem.
Warivy é o espaço físico que apoiará coletivamente o conhecimento e o patrimônio da nação indígena amazônica TUBɄ HɄMMɄRIMASSÃ, com base na materialização da história de cura do DIRÖAMASSÃ, Povo do Amanhecer.
Warivy oferece o espaço apropriado para acompanhar e salvaguardar o conhecimento compartilhado pelo médico tradicional, líder e guia espiritual Imika Tariru Bary Vera Kuary Baru e seus parentes, os Anciãos DIATTO YEPÃMÃSSÕ HÜMRE MIRY ZARARO PARAMEO e HŨMMUGUBU BŨJPHUÁ BARY VERA KUARY KUMU, Majeurs e guardiões do conhecimento da nação TUBɄ HɄMMɄRIMASSÃ, Jaguares do Yurupary.
Warivy é o espaço para revitalizar nosso relacionamento com a natureza, despertar a consciência e defender os direitos da Mãe Terra. Um território para semear a nutrição física e espiritual (medicamentos ancestrais da canoa do conhecimento Anaconda).
Warivy é o espaço para desenvolver programas, planos e projetos de soberania alimentar, permacultura, agroecologia e educação com base no enfoque Bioétnico e Biocultural (relação de respeito que os povos ancestrais têm culturalmente com o planeta como sujeito de direitos), acompanhados dos conhecimentos da Nação TUBɄ HɄMMɄRIMASSÃ.
Apoiar a construção de
A Casa do Amanhecer
Apoie a Nação TUBɄ HɄMMɄRIMASSÃ na preservação do seu património ancestral ao doar para a criação da Casa do Amanhecer, um espaço dedicado à transmissão do conhecimento e à proteção da natureza.